17/08/2010)
Anotação aluno: Atividade1. 2: A identidade do professor e sua própria aprendizagem-Diário de bordo Aluna: Dulcileni Aparecida Bravim Lorençoni.
Anotação aluno: Atividade1. 2: A identidade do professor e sua própria aprendizagem-Diário de bordo Aluna: Dulcileni Aparecida Bravim Lorençoni.
Todos os dias somos “literalmente bombardeados” pelo lançamento de novos produtos eletro-eletrônicos, produtos criados para facilitar a vida da sociedade. Aparelhos de celulares, televisores, computadores, projetores, softwares, enfim, uma gama e quantidade de produtos que o que se comprou ontem, hoje temos a impressão que já está ultrapassado. Nossos alunos conseguem adequar-se perfeitamente e ou dominar com muita facilidade a infinidade de TIC lançadas, e nós que não dispomos de tanto tempo assim para utilizar, manusear, acabamos ficando para trás. Devemos nos sentir frustrados, decepcionados? Acho que esta teria que ser a primeira reação, mas admitir e nada fazer só aumentarão ainda mais a lacunas entre nós as TIC e o que os alunos gostam de saber. O fato de temos esta oportunidade de estudar a incorporação das TIC na educação já é o primeiro passo para uma melhor mediação da Revolução pela qual o mundo vem passando e o que temos que superar. Temos que compreender que nas escolas as TIC apenas serão somadas como auxílios de trabalho e facilitação da organização das aulas. Na escola onde atuo, temos um laboratório de informática com muitas máquinas, porém a Internet é muito lerda, para tanto temos que realmente planejar o que desejamos trabalhar, mas como os alunos, a grande maioria reside no interior e não possuem computador, ir ao laboratório já é sinônimo de interação e aprendizado. Dominar o básico da WEB, ou projetor, ou organizar aulas nos SLIDES, nos ajudar a ministrar aulas mais dinâmicas e interativas, em ambos (professor & aluno) só tem a ganhar. Aos poucos vamos perdendo o receio de aventurar-se por outras áreas tecnológicas e descobrindo as infinitas possibilidades pedagógicas que as TIC podem nos proporcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário