POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
A escola como se apresenta no momento, (a tradicionalista, conteudista, repetitiva), não traz grandes atrativos para os alunos, pois, sua dinâmica está aquém das expectativas destes. As novas tecnologias de informação são dinâmicas, instigantes e fazem com que seus usuários sintam-se desafiados a dominá-las, trazendo isto para a realidade dos nossos alunos (os usuários). Percebe-se que estes se sentem muito mais motivados a navegar na internet, a brincar com seus jogos eletrônicos e outras opções oferecidas por estas tecnologias, do que a prestar atenção numa aula convencional (expositiva). Isso nos leva a refletir que a figura da escola e do professor não irá desaparecer, mas estes dois elementos têm que se reciclar e, para isso os investimentos em equipamentos e laboratórios para as escolas, bem como formações continuadas para os professores e estes buscarem a formação integral e concreta dos nossos alunos.
Cabe ressaltar também que as tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas que propiciem ao aluno aprendizagem, não se tratando apenas de informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
É importante ressaltar que deve partir do professor a predisposição para organizar, planejar, adequar o uso das tecnologias da melhor forma possível e de fato provocar mudanças positiva e qualitativas no espaço escolar.
Dulcileni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário