Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Integração de Tecnologias e currículo

Atividade 4.2 – Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo1
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP
Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN


O referido artigo das renomadas autoras nos  faz refletir sobre  algumas importantes observações, onde em um passado não muito distante, os estudos e análises sobre o campo tecnológico eram realizados de forma sistêmica, ou desarticulados  entre si, atualmente  procura explicitar a integração entre tecnologias e desenvolvimento curricular (considerados, dois dos mais importantes temas do panorama educativo). Parafraseando, Currículo é o que norteia a educação e aliada à tecnologia, a idéia é proporcionar ao espaço escolar,  ousadia e  flexibilidade para criação de estratégias de aprendizagem que propiciem a construção de conhecimentos necessários para enfrentar uma situação desafiadora.
Na atual conjuntura da contemporaneidade, era virtual, tecnológica ou “cibercultura, são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica, neste ínterim, o planejamento e a organização curricular tornam-se essenciais quando  voltadas ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias. 

Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. devem ser  exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.  A de se buscar no uso das tecnologias, a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e equidade entre os alunos que dominam e detêm as tecnologias (mídias) e os alunos que em ambientes fora do espaço escolar, nos os possua e assim a escola fará seu papel de usar os novos recursos em prol de uma aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.

Torna-se um desafio para a escola e talvez ainda maior para os educadores, mudar suas estratégias didático-pedagógicas, do centralismo, mas as tecnologias vieram somar como recursos pedagógicos facilitadores, que  contribuíram para a dinamicidade das aulas, do mudar o direcionamento linear para a flexibilidade de criação de estratégias de aprendizagem que propiciem a construção de conhecimentos necessários para enfrentar uma situação desafiadora. o uso dessas tecnologias implica em romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam em novas formas de expressar o pensamento,comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).

Com base nestes princípios e concepções, os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos (professor &aluno, aluno & aluno, Pedagogo & professor, professor &diretor etc.) o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tecnologias digitais

tecnologias digitais